Confira

Ao nos perguntarmos o que são os polifenóis, podemos entender que são compostos orgânicos definidos como micronutrientes que podem ser encontrados nos mais diversos locais, sejam eles com origens naturais ou produzidas pelo homem.

Esses polifenóis têm a capacidade de oferecer inúmeros benéficos para os humanos, principalmente no que diz respeito às ações antioxidantes e anti-inflamatórias.

Desse modo, é possível inferir que os compostos conhecidos como polifenóis são extremamente úteis para as atividades dos seres humanos, das mais simples às mais complexas.

Como entender o que são os polifenóis e a sua importância?

Os polifenóis, como estabelecido previamente nesse texto, são componentes orgânicos que dispõem de diversas funções acerca da garantia de saúde dos indivíduos que fazem o uso destes.

Dessa forma, é possível destacar que as ações antioxidantes e anti-inflamatórias refletem de forma direta na qualidade de vida da sociedade.

Isso é devido à alta capacidade da nossa saúde física influenciar na saúde mental, permanecendo sempre conectadas entre si.

É fato que a própria concepção da saúde física estar em risco é um fator que abala as chances de longevidade, principalmente se essas doenças forem crônicas e relacionadas com os órgãos principais do corpo humano, a exemplo do coração e cérebro.

Porém, quando não temos saúde física, a redução da vida em si e da qualidade da mesma é ainda mais comprometida a partir do momento que o psicológico é afetado.

Desse modo, é inegável que ao questionar o que são os polifenóis, podemos dizer que eles têm a capacidade de promover resultados eficazes quando falamos sobre a tendência de influenciar na saúde de cada um.

Exemplo dessa influência é na prevenção de doenças cardiovasculares, que têm um índice de mortalidade bastante considerável se for realizada a observação sobre a quantidade de pessoas que sofrem com essa condição e o número das que sobrevivem a essas doenças.

Os polifenóis conseguem diminuir o ritmo das atividades das plaquetas, melhorando a circulação sanguínea e o controle da pressão arterial.

Além disso, promovem a redução das taxas de colesterol ruim (LDL) no sangue, sendo capaz de prover benefícios a partir dessa diminuição a exemplo da redução das chances de desenvolver doenças no coração e nos vasos sanguíneos.

Os polifenóis também são capazes de diminuir a probabilidade do desenvolvimento dos diversos tipos de câncer por meio da sua função antioxidante.

A partir disso, eles conseguem aumentar o número de radicais livres neutralizados e, por consequência, diminuir o crescimento e acúmulo de células tumorais que podem crescer e se desenvolver em nódulos malignos.

Além da prevenção de doenças cardiovasculares e cancerígenas, os polifenóis também podem agir em função da melhora das condições intestinais, principalmente no que decorre da digestão.

Esses compostos orgânicos têm a capacidade de atuar como uma espécie de probiótico, inibindo o crescimento de bactérias que podem causar mal para o organismo e protegendo, assim, o intestino e todas as funções deste órgão.

Nesse contexto, fica explícita a importância da presença dos polifenóis na dieta do ser humano em geral, uma vez que consegue ter ações que colaboram com o sistema imunológico e diminuem as chances de desenvolvimento de doenças crônicas e degenerativas.

O que podemos concluir diante ao exposto?

A partir dos fatos apresentados, é possível afirmar que os polifenóis exercem funções extremamente importantes para a manutenção da saúde e qualidade de vida da sociedade, bem como a longevidade da mesma.

Portanto, conclui-se que ao se perguntar o que são os polifenóis, a resposta fique clara ao afirmar que são substâncias indispensáveis na vida humana, prevenindo o desenvolvimento de doenças crônicas a partir das reações antioxidantes e anti-inflamatórias.

Confira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *